quarta-feira, 29 de junho de 2016

Projeto Saia Literária


          A Saia Literária surgiu de pesquisas na internet para fazer um diferencial no Dia D da Leitura na escola em que trabalho, porém ela se tornou um projeto periódico e temático.           


         O objetivo principal deste projeto é encantar as crianças e levá-las ao maravilhoso "Mundo da Fantasia".

Objetivos específicos:
- Desenvolver a linguagem oral do educando;
- Estimular a leitura;
- Possibilitar o desenvolvimento de ideias;
- Apropriar de novos conhecimentos;
- Aprender procedimentos e comportamentos leitores;
- Conhecer narrativas literárias.


           Confeccionada com 16 metros de TNT tendo 2 metros de comprimento em cores vibrantes que chamam a atenção de todas as crianças. 


            Ela já falou de Monteiro Lobato e seus personagens, de Contos Indígenas, da Metamorfose da Borboleta, do livro gigante do Alfabeto Musical e pode ser portador de vários temas.






       Contém oito bolsos onde são distribuídos os livros com histórias do tema escolhido, para que as crianças possam escolher o título a ser lido.



Momento único e especial!

Bia Bedran recebendo a Saia Literária!


A Saia Literária ganhou visibilidade nacional com o apoio de Carolina Vilela na Revista Guia Prático do Professor - Educação Infantil na edição de número 157









"Os estudantes devem encontrar bons modelos de leitor na escola, especialmente aqueles que não possuem isso em casa. " Isabel Solé  


Agora virei boneca na obra de Solange Mendonça - http://artebysol.blogspot.com.br/


Em 2017 a Saia Literária foi convidada a participar da XII BIENAL DO LIVRO NO CEARÁ






A Saia Literária também fez parte do Outubro Docente da Prefeitura Municipal de Fortaleza.





Em 2018 estreou o documentário Sementes da Educação com episódio do CEI Hilza Diogo Cals a qual a Saia Literária também fez parte.




Agora a Saia Literária faz parte do Livro Professor Autor - Fazendo História... Trocando Figurinhas



Autografando o livro da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza Dalila Saldanha


Prêmio Inova Leitura





Confeccionada por Edite Alves e Francisca da Silva.


Você pode se interessar por:

Projeto Saia Literária - apresentação

Saia Literária e a Contação de Histórias



Conto com a colaboração de vocês para compartilhar sempre o link da postagem original.

Os Projetos disponibilizados são protegidas pela lei dos Direitos Autorais,  de nº 9.610/98 - proibindo cópias em blogs, sites ou redes sociais.

Plágio é crime!

Se você gostou da postagem, compartilha o link do BLOG, para que mais pessoas conheçam o meu trabalho.

Obrigada!💚

34 comentários:

  1. Lindo trabalho da Professora Rochelly minha querida amiga, que me admiro e me alegro em trabalhar com ela. Sucesso nessa nossa linda profissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me ensinou a acreditar no sonho e juntas vamos fazer a diferença!

      Excluir
  2. Boa Noite Tia Chelly, sou da revista Guia Prático para Professores de Educação Infantil e tenho interesse me divulgar alguns de seus trabalhos. Você poderia me ligar ou me enviar um e-mail com os seus contatos, por favor? carolina@guiapratico.com.br ou 11 99627-7205
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Parabéns professora Rochelly!lindo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  4. Amei a saia!Simplismente fantástica. Com certeza irei utiluzar em minhas contações de historia. Vc é demais.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Rochelly. É notório seu encantamento pelo que faz. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Amei o projeto e o blog. Parabéns, tia Chelly. Compartilhei no Facebook e indiquei para colegas. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda Cássia ao Blog Educar, Criar e Aprender.
      Fico feliz por você ter gostado e compartilhado meu trabalho.
      Curta também nossa página.

      Excluir
  7. Parabéns pela ideia e trabalho!
    As crianças do Brasil agradecem!

    ResponderExcluir
  8. Cliquei na opção para compra da saia e deu erro. Tem pra venda? Como faço para adquirir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Judy tem sim. Entra em contato comigo pelo email rochellyalves7@gmail.com ou por mensagem na fanpage @educarcriareaprender

      Excluir
  9. Olá! Gostaria de saber mais do projeto da saia literária, pois trabalho com contação de história com as turmas de Pré escola e me interessei pelo projeto. Grata Anadir S Soares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anadir!
      Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho!
      Podemos conversar pelo email rochellyalves7@gmail.com ou por mensagem na fanpage do blog @educarcriareaprender.
      Tirarei suas dúvidas com o maior prazer.

      Excluir
  10. Maravilhoso seu trabalho. Já queria contar as histórias com uma saia, sou professora EI . Vou adquiri-la enviarei email. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nadinha!
      As suas crianças irão adorar a contação na Saia Literária.
      Podemos conversar pelo email rochellyalves7@gmail.com ou por mensagem na fanpage do blog @educarcriareaprender.

      Excluir
  11. Vou usar esse método da saia pela primeira vez mas já conheço vou apresentar uma contação de história nun processo seletivo pra estagiária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Cícera!
      Espero que a Saia Literária lhe traga sorte.
      Sucesso nessa etapa de sua vida profissional.
      Aproveita e nos siga para continuar vendo nossas novidades!

      Excluir
  12. Oi professora, gostaria de parabenizá-la e dizer que usei a ideia dessa saia de referência para fazer a composição da cena e figurino do meu TCC no ensino técnico de fotografia,é sobre o folclore e foi feita uma saia assim para a Vitória- Régia. Aproveitei para citar o projeto.
    Sucesso em tudo,
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda!
      Fico muito feliz em saber que a Saia Literária é fonte de inspiração.
      Se possivel me envia teu projeto por email ou imagens para que eu possa postar aqui no blog.

      Excluir
  13. Acabei de conhecer e fiquei encantada com o projeto. Parabéns e muito sucesso em sua carreira!

    ResponderExcluir
  14. olá professora, seu trabalho é inspirador...
    Sou de RECIFE-PE, estudante de pedagogia e utilizo a saia literária para contação de histórias, amei trabalhar com a saia e fez um diferencial gigantesco no meu trabalho. espero um dia te conhecer... beijos!!!!
    meu insta: @juliana_souza_baudehistorias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Juliana!
      Que o Senhor nos permita o encontro das Saias Literárias!
      Nos siga no Instagram!
      @educarcriareaprender

      Excluir
  15. Ah vou fazer uma saia dessa !!!!! Com os devidos créditos .... Grata pela ideia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz Ilza!
      Que você possa encantar muitos pequenos com a Saia Literária e divulgue nosso espaço.

      Excluir
  16. Amei conhecer a história do seu projeto Rochelly! Parabéns pelo trabalho e pelos frutos! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renata!
      Aproveite e siga o blog, pois vem muitas novidades em 2020.

      Excluir
  17. Adorei a ideia do projeto. Fiquei inspirada pelo teu trabalho. Adicionei teu blog aos meus favoritos e vamos conversando.Abração.

    ResponderExcluir
  18. Querida colega,
    Que trabalho maravilhoso...
    Você me motiva a caminhar pelo mundo mágico da fantasia.
    Parabéns!!!Parabéns
    Arlete - Orientadora Educacional

    ResponderExcluir